Se é verdade que quando se pensa em visitar as Serras de Aire e Candeeiros, se pensa em natureza, a verdade é que este é um destino que tem mais para oferecer. O Turismo Industrial é exemplo disso.

O Turismo Industrial leva o visitante a descobrir as indústrias associadas a uma região, quer as que se encontram em laboração, quer aquelas que fazem parte da sua história e os museus a elas associados.

Se esta é uma área que lhe interessa, porque não incluir alguns destes lugares no roteiro da sua próxima visita às Serras de Aire e Candeeiros?

Neste artigo vai poder encontrar:
Museu Industrial e Artesanal do Têxtil – Mira de Aire
Lavadouro de Lã Multilãs – Gouxaria, Alcanena
Fiação I, Multilãs – Mira de Aire
Caminho de Ferro Mineiro do Lena
Minas da Bezerra
Central Termoeléctrica de Porto de Mós

Museu Industrial e Artesanal do Têxtil – Mira de Aire

Localizado no centro da vila de Mira de Aire, o MIAT dá a conhecer todo o processo de transformação da lã, desde a sua origem na ovelha, até à fiação e tecelagem.

Ocupa o espaço onde, em 1924, foi criada a fábrica de tapetes D. Fuas, mais tarde conhecida por Tapetes Vitória. Mira de Aire e Minde foram aliás, durante muitos anos, importantes polos deste sector de actividade, hoje em declínio.

Museu Industrial e Artesanal do Têxtil
Museu Industrial e Artesanal do Têxtil em Mira de Aire

O museu apresenta a vasta colecção de utensílios, maquinaria e outros objectos relacionados com a lã e os têxteis, reunidos ao longo de anos por José Paulo Baptista.

Entre eles encontram-se desde as simples tesouras de tosquia, à maquinaria pesada como cardadeiras, fiadeiras e teares.

maquinaria de trabalhar têxteis

Maquinaria exposta no MIAT

carrinhos de linhas coloridos
Côr
máquina de fiação no MIAT
Maquinaria exposta no MIAT

O MIAT está aberto de Terça a Domingo das 10:00 às 18:00
Morada: Rua das Grutas, n.º 593, Mira de Aire
Coordenadas: 39.542420351, -8.7116495832
Contacto: 244 449 269
Site: www.miat.pt

Lavadouro de Lã Multilãs – Gouxaria, Alcanena

armazém com fardos de lã e gatos
Armazém de lã para lavar
máquina de lavar lã industrial

As visitas ao lavadouro de lã da Multilãs realizam-se apenas por marcação e mediante disponibilidade da empresa. As marcações podem ser feitas pelo telefone 969307096.

Fiação I – Multilãs, Mira de Aire

Uma viagem no tempo é o que pode esperar duma visita à fiação da Multilãs em Mira de Aire. Aqui a lã proveniente do lavadouro é cardada, penteada e depois fiada, dando origem ao fio que será tingido das mais variadas cores.

A maquinaria da década de 1960 fará os encantos de qualquer apaixonado por engenharia industrial.

máquina antiga de cardar lã
Maquinaria fascinante
trabalhador em máquina de fiação de lã
O olhar atento controla a máquina de fiação

No mesmo edifício, onde antes funcionava a fábrica dos Tapetes Vitória, encontramos hoje os teares que produzem os tecidos que darão origem às peças de têxteis da CHIcoração.

Mulher a trabalhar em tear mecânico
O tear

As visitas à fábrica de fiação da Multilãs realizam-se apenas por marcação e mediante disponibilidade da empresa. As marcações podem ser feitas pelo telefone 969307096.

Caminho de Ferro Mineiro do Lena

Construída no final da década de 1920 a linha de caminho de ferro ligava a linha do Oeste, na Martingança, à Batalha, seguindo para Porto de Mós e depois subia a serra até Serro Ventoso e Mendiga. O projecto era seguir até Rio Maior e daí ligar à linha do Norte no Entroncamento, mas nunca chegou a ser concluído.

Para além do transporte de passageiros, esta linha férrea era utilizada para transportar carvão e lenhite extraída das minas da Bezerra e Alcanadas. A fraca qualidade do carvão e a Segunda Guerra Mundial levaram ao encerramento da linha na década de 1940.

Hoje, no percurso entre Porto de Mós e a Bezerra, funciona a Ecopista. Em termos de património industrial as partes mais interessantes são os túneis escavados na serra da Pevide e os aterros contruídos para possibilitar o raio de curvatura.

tunel ferroviário escavado na rocha na ecopista de Porto de Mós
Túnel ferroviário na Ecopista de Porto de Mós

Minas da Bezerra

Exploradas durante a primeira metade do século XX, daqui era extraído carvão, fonte de energia fundamental às indústrias da época. A produção era escoada pela via férrea.

Actualmente podem-se observar algumas bocas da mina na localidade de Bezerra, freguesia de Serro Ventoso.

Central Termoeléctrica de Porto de Mós

Edifício emblemático marca a entrada em Porto de Mós para quem vem de Oeste. Construída no início da década de 1930, pela Empresa Mineira do Lena, possibilitou o início da electrificação da vila.

A central, construída em ferro e tijolo era alimentada pelo carvão de menor qualidade proveniente das minas da Bezerra e do vale do Lena, enquanto o restante era vendido, entre outros, à cimenteira da Maceira-Liz.

O edifício encontra-se em fase de restauro prevendo-se a sua abertura como espaço cultural para breve.

Central Termoeléctrica de Porto de Mós
Central Termoeléctrica de Porto de Mós

Se este é um tipo de património que lhe interessa, pode ler aqui mais sobre Turismo Industrial – Turismo Centro Portugal

Partilhe no Pinterest!

pin turismo industrial