Na vila de Alcobertas, concelho de Rio Maior, encontramos um dos mais curiosos monumentos das Serras de Aire e Candeeiros. Trata-se do Dólmen-Capela que se encontra anexo à igreja matriz.
Este é um dos exemplos de conversão de monumentos funerários megalíticos em templos cristãos que podemos encontrar em Portugal. Outro é a Anta de Pavia, no Alentejo.
A construção megalítica data de 4000 a 3500 anos antes de Cristo. A sua cobertura, que outrora terá sido também em laje de pedra, é já desde o século XVII ou XVIII de telhas de barro, o que lhe dá um colorido particular.
Não vale a pena procurar a entrada da parte de fora: o dólmen constitui uma capela da igreja e é por esta que se acede ao seu interior.
Por um arco de azulejos seculares entra-se no Dólmen-Capela com um pequeno altar sobre o qual se encontra uma imagem de Santa Ana. É no entanto, a Santa Maria Madalena, que é dedicada a igreja.
Onde fica
Alcobertas fica no concelho de Rio Maior, no sopé a sul das Serras de Aire e Candeeiros. O Dólmen-Capela e Igreja ficam junto ao cemitério e estão bem sinalizados.
Coordenadas: 39.41854, -8.90361