Home História e Monumentos Dólmen de Alcobertas

Dólmen de Alcobertas

2 min read
0
526

Na vila de Alcobertas, concelho de Rio Maior, encontramos um dos mais curiosos monumentos das Serras de Aire e Candeeiros. Trata-se do Dólmen-Capela que se encontra anexo à igreja matriz.

Este é um dos exemplos de conversão de monumentos funerários megalíticos em templos cristãos que podemos encontrar em Portugal. Outro é a Anta de Pavia, no Alentejo.

A construção megalítica data de 4000 a 3500 anos antes de Cristo. A sua cobertura, que outrora terá sido também em laje de pedra, é já desde o século XVII ou XVIII de telhas de barro, o que lhe dá um colorido particular.

Não vale a pena procurar a entrada da parte de fora: o dólmen constitui uma capela da igreja e é por esta que se acede ao seu interior.

Por um arco de azulejos seculares entra-se no Dólmen-Capela com um pequeno altar sobre o qual se encontra uma imagem de Santa Ana. É no entanto, a Santa Maria Madalena, que é dedicada a igreja.

 

Onde fica

Alcobertas fica no concelho de Rio Maior, no sopé a sul das Serras de Aire e Candeeiros. O Dólmen-Capela e Igreja ficam junto ao cemitério e estão bem sinalizados.

Coordenadas: 39.41854, -8.90361

Onde Dormir

Ver alojamentos em Alcobertas

Load More Related Articles
Load More In História e Monumentos

Check Also

Castelos nas Serras de Aire e Candeeiros (e arredores)

Castelo de Porto de Mós     Castelo de Alcanede O castelo de Alcanede pensa-se t…