Home história natural Praia Jurássica de São Bento

Praia Jurássica de São Bento

2 min read
0
1,371

 

 

A descoberta deu-se em 2003 numa das centenas de pedreiras que se encontram pelas Serras de Aire e Candeeiros. A exploração de calcário trouxe à luz do dia um dos mais importantes achados paleontológicos já encontrado em Portugal.

Os fósseis encontrados constituem uma autentica praia jurássica. Equinodermes, ouriços do mar, criaturas de formas bizarras aprisionadas na rocha.

Só em 2013, no meio de alguma polémica, o achado foi dado a conhecer ao grande público. Para evitar a degradação, nomeadamente a provocada pelos agentes atmosféricos, os fósseis originais foram removidos e substituídos por réplicas.

A jazida de equinodermes não perdeu no entanto nenhum do seu encanto e é um local fascinante para os amantes de história natural.

Onde fica

A praia Jurássica fica na freguesia de São Bento, concelho de Porto de Mós, entre os lugares de Covões Largos e da Chainça. Vindo de São Bento em direcção ao Chão das Pias, corta-se à esquerda para os Covões Largos. Terminado o asfalto, segue-se pelo caminho de tout-venant por 500m e corta-se à esquerda, por entre os muros de pedra e depois segue-se sempre pela direita por mais 600m, até ao local.

O ideal é ter um GPS e seguir para estas coordenadas:

39°32’36.99″N, 8°47’55.02″W

Fotografias dos fosseis de Equinodermes da jazida do Cabeço da Ladeira

 

Load More Related Articles
Load More In história natural

Check Also

Formações Prismáticas de Basalto da Portela de Teira, Alcobertas