Home história natural Pegadas de Dinossauros de Vale dos Meios – Alcanede

Pegadas de Dinossauros de Vale dos Meios – Alcanede

3 min read
0
1,085

As pegadas presente na jazida de Vale dos Meios remontam a um período da história da terra de há aproximadamente 168 milhões de anos (Jurássico Médio),e a par com as da Pedreira do Galinha, são as mais antigas conhecidas na Península Ibérica.

Nesta jazida é possível obter uma imensa quantidade de informação paleobiológica que caracteriza os dinossauros carnívoros, assim como do ambiente do Jurássico Médio, altura em que os dinossauros estavam numa fase inicial da sua evolução.

As pegadas aqui observadas foram deixadas por estes dinossauros ao percorrerem um terreno plano e horizontal, inundado e lamacento, junto às margens de uma laguna litoral. Os rastos dos saurópodes testemunham que também os grandes herbívoros quadrúpedes frequentavam esta região.

Na jazida de Vale de Meios é possível encontrar milhares de impressões tridáctilas de terópodes (dinossauros bípedes carnívoros), na grande maioria organizadas em pistas paralelas.

Há ainda, pelo menos, duas pistas deixadas por grandes saurópodes (dinossauros quadrúpedes herbívoros).

As pegadas dos terópodes estão muito bem conservadas, com contornos nítidos que permitem conhecer a morfologia dos pés dos animais que as produziram e, estudar aspectos da sua anatomia, locomoção e comportamento.

Alguns terópodes tinham membros posteriores com 2 a 3 metros do solo à anca e estariam a deslocar-se a uma velocidade estimada entre 5 a 6 km/h.

Onde ficam as Pegadas de Dinossauro de Vale dos Meios

As jazida de Vale dos Meios fica no concelho de Santarém, próximo da localidade de Pé da Pedreira, freguesia de Alcanede.

Load More Related Articles
Load More In história natural

Check Also

Formações Prismáticas de Basalto da Portela de Teira, Alcobertas