
O algar do Pena é uma gruta descoberta em 1985 pelo Sr. Joaquim Pena, explorador de pedra para calçada, actividade que ainda hoje domina esta zona das serras.
É constituída por uma enorme sala (a maior sala subterrânea conhecida em Portugal), onde são visíveis uma grande quantidade de espeleotemas.
A gruta atinge uma profundidade de 85 metros e estende-se por uma área de 1400m2.
Como forma de valorização desta espantoso património, foi criado o Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta “Algar do Pena” (CISGAP) em 1997. Desde então é possível a visita ao interior da gruta.
Visitar o Algar do Pena

As visitas ao Algar do Pena têm de ser marcadas junto dos responsáveis do PNSAC por um dos seguintes meios:
Tel.: (+351) 243 400 630 | Tlm: (+351) 966 599 867 | E-mail: pnsacvisitas@gmail.com
Visita Simples
A visita normal leva grupos de, no máximo, 12 pessoas até à plataforma de observação a 50m de profundidade. A descida é feita por escadas e a subida (em parte) de elevador.
Visita Integral
A visita integral proporciona a descida até à base do algar e é feita com recurso a técnicas de corda para progressão subterrânea como descidas de rappel e outras, de reduzida dificuldade. Esta visita tem a duração aproximada de 4 horas.


Onde fica o Algar do Pena
O Algar do Pena fica na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém.
Coordenadas do local: 39°27’55.09″N 8°48’24.76″W
O acesso pode ser feito a partir das localidades de Pé da Pedreira ou de Vale da Trave. Os últimos 2 quilómetros (aproximadamente) não são asfaltados, mas ainda assim são acessíveis a qualquer viatura ligeira.